A abordagem bilíngue na escolarização de
pessoas com surdez é um modelo educacional que
reconhece a importância do desenvolvimento de
duas línguas: a língua de sinais, como a Língua
Brasileira de Sinais (Libras), e a língua escrita do país,
como a Língua Portuguesa no caso do Brasil. Essa
abordagem é baseada na ideia de que as pessoas
surdas têm o direito de acessar informações e
educação em sua língua natural, que, no caso da
maioria das pessoas surdas no Brasil, é a Libras.
Sobre essa abordagem, marque V para Verdadeiro
ou F para Falso e assinale a alternativa que
corresponde ao correto julgamento feito:
( ) As escolas bilíngues para surdos ensinam a
Língua de Sinais como a primeira língua. Isso permite
que as crianças surdas adquiram uma língua
completa e rica desde cedo, o que é essencial para o
desenvolvimento cognitivo e emocional.
( ) Paralelamente ao ensino da Língua de Sinais, as
escolas bilíngues também ensinam a língua escrita
do país, como a Língua Portuguesa no caso do Brasil.
O objetivo é garantir que as crianças surdas se
tornem alfabetizadas e capazes de se comunicar em
ambas as línguas.
( ) Os professores que trabalham em escolas
bilíngues não precisam ser fluentes em Libras, pois a
presença do intérpretes de Libras é suficiente para
atender as necessidades linguísticas dos alunos
surdos.
( ) A abordagem bilíngue visa promover o
bilinguismo ativo nas crianças surdas, permitindo
que elas sejam proficientes em ambas as línguas.
Isso envolve a educação contínua em ambas as
línguas e o estímulo ao uso efetivo de ambas em
diferentes contextos.
✂️ a) V-V-F-V. ✂️ b) V-V-V-V. ✂️ c) V-V-F-F. ✂️ d) F-V-F-V. ✂️ e) F-F-V-V.