Leia o trecho a seguir.
O oralismo tem sido e continua sendo, ainda hoje, em boa parte
do mundo, a ideologia dominante dentro da educação dos
surdos. A concepção do sujeito surdo ali presente diz respeito
exclusivamente a uma dimensão clínica — a surdez como
deficiência, os surdos como sujeitos patológicos — numa
perspectiva terapêutica — a surdez deve reeducar-se e/ou
curar-se, os surdos devem ser reeducados e/ou curados. E a
conjunção de ideias clínicas e de ideias terapêuticas conduziu,
historicamente, a uma transformação progressiva e sistemática
do contexto escolar e de suas discussões e enunciados, em
contextos médico-hospitalares.
Fonte: LANE, 1993 apud In: SKLIAR, C.B. A surdez: um olhar sobre as
diferenças.
Porto Alegre: Mediação, 1998. p. 51-73.
Tal fato pode ser constatado quando, em 1988, os diretores
das mais renomadas escolas para surdos da Europa
propuseram acabar com
✂️ a) o gestualismo e dar lugar à palavra falada. ✂️ b) as pressões geradas pelas políticas de integração social
e escolar. ✂️ c) as representações do imaginário social acerca dos
surdos e da surdez. ✂️ d) a participação da comunidade de surdos no debate
linguístico e pedagógico.