Leia o excerto a seguir.
O documento “A Educação que Nós Surdos Queremos”
(FENEIS, 1999) foi produzido por lideranças da comunidade
surda durante o Pré-Congresso de 1999. Esse evento
antecedeu o V Congresso Latino-Americano de Educação
Bilíngue para Surdos, realizado na Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre (RS). Segundo Lopes
(2007, p. 33), o documento apresentava a explanação sobre o
modo “como os surdos gostariam de ser narrados; diretrizes
surdas para educação (desde a educação infantil); discussões
acerca da Língua Brasileira de Sinais; o direito a intérpretes e a
necessidade do reconhecimento, pelo Estado, da LIBRAS como
uma língua oficial.
Fonte: KRAEMER, Graciele Marjana; LOPES, Luciane Bresciani; ZILIO,
Virgínia Maria.
Formação docente e educação de surdos no Brasil: desafios para uma
proposta educacional bilíngue. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33,
p. 1-17, 2020.
Em relação à educação de surdos, há uma construção de
planos e políticas educacionais pautada na Lei nº
✂️ a) 13.146/2015 e no Decreto nº 6.253/2007. ✂️ b) 10.436/2002 e no Decreto nº 5.626/2005. ✂️ c) 14.176/2021 e no Decreto nº 11.370/2023. ✂️ d) 14.191/2021 e no Decreto nº 10.502/2020.