O professor, além de mediador do conhecimento, desempenha
um papel de grande relevância na formação social do sujeito;
sendo assim, ao pensar no aluno surdo, é importante assumir a
responsabilidade de aprender a sua primeira língua (libras), dessa
forma, será possível incluí-lo, reconhecer sua identidade, diminuir
barreiras de comunicação e garantir um ambiente mais inclusivo
e acessível, aponta o professor Danilo Dias, coordenador
pedagógico da Educação Infantil na secretaria de educação de
Abaré (BA), professor universitário e autor do projeto – Libras na
Escola Inclusiva.
(Os desafios das escolas bilíngues de libras-português- Por Vir- Inovações em
Educação por Ruam Oliveira em 12/12/2023)
Os sistemas de ensino desenvolverão programas integrados de
ensino e pesquisa para oferta de educação bilíngue para alunos
surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos
com altas habilidades ou superdotação ou com outras
deficiências associadas.
Os sistemas de ensino deverão colaborar na educação bilíngue e
intercultural desse público com o seguinte objetivo:
✂️ a) garantir aos surdos o acesso às informações e conhecimentos
técnicos das sociedades nacional e estrangeira e demais
sociedades surdas e não surdas. ✂️ b) planejar com as comunidades surdas a participação dos
surdo-cegos ou surdos com altas habilidades ou
superdotação em instituições de ensino superior e entidades
representativas. ✂️ c) proporcionar a recuperação de suas memórias históricas,
reafirmando, principalmente, as identidades surdas políticas
e suas especificidades com a valorização de sua língua e
cultura. ✂️ d) garantir aos surdos o acesso às informações e conhecimentos
específicos quanto ao treino de fala para alunos com
deficiência auditiva sinalizantes. ✂️ e) proporcionar a recuperação de suas memórias históricas, a
reafirmação de suas identidades e especificidades e a
valorização de sua língua e cultura.