Carlos, professor bilíngue de uma escola de ensino fundamental,
propôs à gestão escolar uma parceria com um profissional
fonoaudiólogo com conhecimento de Libras de unidade de saúde
próxima da escola, para complementar o Atendimento
Educacional Especializado dos alunos surdos, pois na organização
do projeto pedagógico da escola de ensino regular deve ser
prevista a institucionalização da oferta de AEE.
No caso descrito, a escola deve oferecer, para atender o pleito do
professor bilíngue:
✂️ a) Plano do AEE: identificação das necessidades educacionais
específicas para alunos surdo-cegos, definindo os recursos
necessários e as atividades a serem desenvolvidas. ✂️ b) Salas de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliário,
materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade
para alunos com deficiência motora. ✂️ c) Redes de apoio no âmbito da atuação profissional, da
formação, do desenvolvimento da pesquisa, do acesso a
recursos, serviços e equipamentos, entre outros que
priorizem o AEE. ✂️ d) Cronograma de atendimentos aos alunos com surdocegueira, surdos com altas habilidades / superdotação,
surdos oralizados, especificamente. ✂️ e) Outros profissionais da educação, como tradutor e intérprete
de Libras e guia-intérprete, e outros que atuem no apoio,
principalmente nas atividades de locomoção e higiene para
esse público específico.