Considerando os movimentos históricos e as filosofias educacionais para surdos, qual
das seguintes alternativas melhor explica a transição do oralismo puro para o bilinguismo na educação
de surdos?
✂️ a) O oralismo puro, defendido por Alexander Graham Bell, foi a única filosofia educacional eficaz para
a instrução de surdos até o século XX. ✂️ b) A filosofia de comunicação total, que propõe o uso simultâneo de oralização e sinalização, foi
substituída pelo bilinguismo, que separa o uso da língua de sinais e da língua oral. ✂️ c) O bilinguismo, que chegou ao Brasil nos anos 1990, defende o uso exclusivo da língua de sinais,
sem qualquer tentativa de correspondência com a língua oral. ✂️ d) A transição do oralismo puro para o bilinguismo reflete um movimento de valorização da língua de
sinais como meio de instrução e reconhecimento de sua independência em relação à língua oral. ✂️ e) O método de Samuel Heinicke para o oralismo puro foi precursor do bilinguismo, promovendo o
uso da língua de sinais em conjunto com a língua oral.