“Criada em 2015 para garantir acessibilidade nos serviços públicos, a CIL conta com cinco intérpretes que atendem a todo o Estado, auxiliando em demandas como consultas médicas, na defensoria Pública, em entrevistas de emprego, no Cras e Sine, em agências bancárias, farmácias e INSS, passe livre e lojas.”
Fonte: Mídia News: Central de Intérpretes de Libras da Setasc já realizou mais de 5 mil atendimentos em 2023.
Quanto à responsabilidade do poder público e das empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos para o apoio ao uso e difusão de Libras, assinale a afirmativa correta.
✂️ a) Devem garantir às pessoas surdas e às ouvintes tratamento diferenciado, por meio do uso e difusão da Libras, assim como a interpretação de Libras-Língua portuguesa. ✂️ b) Cabe ao Poder Público e às empresas privadas implementar medidas que atendam, com exclusividade, às pessoas surdas, encaminhando as deficientes auditivas. ✂️ c) As instituições devem dispor de, pelo menos, cinco por cento de servidores, funcionários e empregados capacitados para o uso e interpretação da Libras. ✂️ d) Os servidores e empregados dessas instituições capacitados para utilizar a Libras estão sujeitos a padrões de controle de atendimento e serão dispensados caso não cumpram as exigências do cargo. ✂️ e) A Administração Pública no âmbito estadual, municipal e do Distrito Federal deverá disciplinar a avaliação de satisfação do usuário quanto à competência linguística do intérprete.