Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento de material didático bilíngue (Libras-português) para alunos surdos?
✂️ a) A criação de material didático bilíngue deve
focar na tradução literal do conteúdo do português para a Libras, sem a necessidade de
adaptação pedagógica dos materiais, uma vez
que a tradução direta já é suficiente para garantir a compreensão por parte do aluno surdo e
produzir um material didático que respeite as
especificidades da educação bilíngue. ✂️ b) O principal foco do material bilíngue deve ser
o ensino da Língua Portuguesa, com a Libras
usada como um apoio visual, para que os alunos surdos mais bem se adaptem ao conteúdo
em português, já que essa é a língua oficial do
país que precisará ser utilizada na vida social. ✂️ c) O desenvolvimento de material bilíngue eficaz
deve centrar-se na criação de vídeos e recursos
multimodais, sem necessidade de foco no português escrito, uma vez que a Libras por si só
já seria suficiente para o aprendizado por parte
dos alunos surdos em todas as disciplinas. ✂️ d) O desenvolvimento de material didático bilíngue deve considerar a Libras como a língua de
instrução, respeitando a estrutura visuoespacial
dessa língua, e utilizar o Português escrito de
forma complementar, com a adaptação dos
conteúdos à modalidade visual dos alunos
surdos, promovendo a equivalência semântica
entre as duas línguas. ✂️ e) A criação de material didático bilíngue deve
priorizar a Língua Portuguesa em sua forma
oral, utilizando a Libras como um meio de
transição para que os alunos se familiarizem
gradualmente com a estrutura fonética do
português e desenvolvam a leitura labial.