Maria é professora em uma escola bilíngue. Para
avaliar o desenvolvimento em Libras dos seus alunos, ela costuma solicitar um relato narrativo várias
vezes ao ano, gravando-o como forma de registro da
produção em Libras. Ela também realiza a transcrição
para destacar e perceber detalhes que favoreçam uma
comparação entre as formas de dizer de um mesmo
sujeito em momentos diferentes ao longo do ano e
entre sujeitos de uma mesma turma ou de turmas
diferentes.
No contexto da avaliação de estudantes surdos sobre
essa prática de Maria, é correto afirmar que:
✂️ a) Não está adequada, pois essa prática consome
muito tempo, que poderia ser mais bem utilizado em atividades de aprendizagem mais
tradicionais, assim, os estudantes estariam preparados mais adequadamente para avaliações
futuras que não envolvam esse recurso. ✂️ b) Está adequada, pois ações desse tipo podem
auxiliar professores a identificarem pontos
frágeis da produção em Libras por parte das
crianças, pontos que podem ser mais bem trabalhados em sala de aula e, ao mesmo tempo,
compreenderem as dificuldades enunciativas
em Libras que possam estar relacionadas às
dificuldades enunciativas em português escrito. ✂️ c) Não está adequada, visto ser apenas para alunos que já têm um nível avançado em Libras,
pois iniciantes não conseguiriam expressar suas
ideias de forma clara a ponto de estabelecerem
uma narrativa; isso possibilitaria uma avaliação
que não demonstra a real aprendizagem por
parte dos estudantes. ✂️ d) Não está adequada, pois o uso de gravações e
transcrições limita a diversidade de métodos
de avaliação e não considera outras formas de
expressão dos alunos, como atividades práticas
ou dinâmicas em grupo; desse modo, deveriam
ser priorizados outros formatos que possibilitassem aos estudantes surdos a expressão do
uso da Libras e também permitissem a avaliação do português escrito. ✂️ e) Está adequada, pois a transcrição das gravações
é sempre 100% precisa e objetiva; desse modo,
é possível lançar mão de uma técnica que não
envolva interpretações subjetivas que possam
levar a distorções no processo avaliativo.