A Educação Escolar das pessoas com surdez nos reporta aproximadamente há dois
séculos, quando se instaurou um embate político e epistemológico entre os gestualistas e
oralistas. Este confronto tem ocupado um lugar de destaque nas políticas públicas, nos
debates e nas pesquisas científicas, bem como nas ações pedagógicas empreendidas em
prol da educação desses alunos, seja na escola comum ou especial. Sobre a Educação
Escolar da pessoa com surdez é correto afirmar:
✂️ a) Historicamente as concepções desenvolvidas sobre a Educação de Pessoas com Surdez se
fundamentaram em duas abordagens diferentes: a oralista e a comunicação total. ✂️ b) As propostas educacionais, baseadas no oralismo, conseguiram atingir resultados satisfatórios,
porque normalizaram as diferenças, aceitando a língua de sinais dessas pessoas e centrando os
processos educacionais na visão da reabilitação e naturalização biológica. ✂️ c) A comunicação total não considerou a pessoa com surdez de forma natural, não aceitando suas
características e prescrevendo o uso de todo e qualquer recurso possível para a comunicação. ✂️ d) Os dois enfoques - oralista e comunicação total - deflagraram um processo que não favoreceu o
pleno desenvolvimento das pessoas com surdez, por focalizar o domínio das modalidades orais,
negando a língua natural desses alunos e provocando perdas consideráveis nos aspectos
cognitivos, socioafetivos, linguísticos, políticos, culturais e na aprendizagem.