Sobre a didática e metodologia de ensino de
Libras, analise as afirmativas com base em Quadros
(Educação de Surdos), Perlin (Políticas de Inclusão e
Libras), e na Resolução nº 452/2021:
I. O planejamento de aulas de Libras para ouvintes deve
incluir recursos visuais, como vídeos em Libras e
imagens, para facilitar a compreensão da gramática
visual-espacial e evitar dependência do português
escrito.
II. A avaliação da fluência em Libras deve considerar a
precisão dos sinais, o uso adequado do espaço
tridimensional e a capacidade de integrar expressões
faciais como marcadores gramaticais.
III. Materiais didáticos para o ensino de Libras como
segunda língua devem incluir transcrições escritas dos
sinais para garantir a equivalência direta entre Libras e
português.
IV. A prática comunicativa em métodos de imersão é
uma estratégia eficaz para ouvintes, pois estimula o uso
espontâneo de Libras em situações reais, aproximando
os aprendizes das práticas da comunidade surda.
V. A avaliação da aprendizagem em Libras deve ser
exclusivamente baseada na memorização dos sinais e
em provas escritas sobre gramática, sem considerar
aspectos pragmáticos e contextuais da língua.
Assinale a alternativa correta:
✂️ a) Apenas os itens I, II e IV estão corretos. ✂️ b) Apenas os itens II, III e V estão corretos. ✂️ c) Apenas os itens I, III e IV estão corretos. ✂️ d) Apenas os itens II, IV e V estão corretos. ✂️ e) Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos.