Leia o trecho a seguir:
"O ensino de Libras como segunda língua para ouvintes
exige abordagens que integrem prática comunicativa e
imersão cultural, promovendo não apenas o
aprendizado linguístico, mas também a compreensão
das práticas culturais da comunidade surda. A utilização
de materiais multimídia, como vídeos e aplicativos
interativos, potencializa a aprendizagem ao explorar a
visualidade inerente à Libras. Contudo, é fundamental
que o planejamento didático considere o nível de
proficiência dos alunos e os objetivos específicos do
curso."
Com base no texto e nas discussões de Quadros
(Língua de Sinais Brasileira) e Perlin (Ensino de Libras),
é correto afirmar que:
✂️ a) O ensino de Libras como segunda língua deve
evitar o uso de materiais multimídia, priorizando
apenas a interação presencial com pessoas
surdas. ✂️ b) O planejamento didático para ouvintes deve
basear-se exclusivamente na gramática da
Libras, deixando de lado aspectos culturais da
comunidade surda. ✂️ c) O uso de materiais multimídia no ensino de
Libras é eficaz, pois explora a gramática visualespacial e reforça a prática comunicativa dos
alunos. ✂️ d) A imersão cultural em métodos de ensino de
Libras é recomendada apenas para alunos
avançados, sendo desnecessária para
iniciantes. ✂️ e) A utilização de aplicativos interativos para o
ensino de Libras substitui completamente a
necessidade de interação com a comunidade
surda.