Atualmente, a maior demanda da Libras no Ensino Superior se debruça sobre o
aprendizado de Libras por professores em formação. Contudo, constata-se que a
presença qualificada da Libras no Ensino Superior se desdobra em mais assuntos, aos
quais também é preciso investir atenção, recursos didático-pedagógicos e tecnológicos,
e pesquisas. Em relação às possibilidades de abordagem da Libras como componente
curricular no Ensino Superior,
✂️ a) a promoção da Libras é imprescindível não apenas como um conteúdo a ser ensinado,
mas também como uma língua nacional, pela qual se pode produzir e difundir saberes
e sentidos e, sobretudo, a cultura de um povo: o surdo. ✂️ b) o contato e o aprendizado da Libras na formação de docentes são importantes,
principalmente, para o ensino e a aprendizagem de estudantes surdos sinalizantes,
que apresentam perfis homogêneos próprios de cada fase de escolarização. ✂️ c) o ensino de Libras como L1 no Ensino Superior deve atender à demanda de
aprofundamento crítico e descritivo dos conteúdos estudados na Educação Básica
(Ensinos Fundamental e Médio), especialmente, aqueles relacionados ao Português
escrito (L1). ✂️ d) a Libras deve ser compreendida e usada como recurso para o aprendizado dos
conteúdos acadêmicos, considerando os diversos contextos sociais, culturais e
históricos, com a finalidade de estabelecer a interação científica e técnica entre
usuários dessa língua.