Campos (2014), In: Lacerda e Santos (2014), apresenta
dois tipos de inclusão dos Surdos: a bilíngue/cultural e a
bilíngue intercultural.
De acordo com a autora, o modelo bilíngue/cultural é
aquele em que
✂️ a) os alunos surdos são matriculados em salas de
ouvintes com a participação de intérprete de Libras,
professores fluentes em Libras, materiais pedagógicos em língua portuguesa como primeira língua. ✂️ b) os espaços pedagógicos são estruturados de modo
a atender a cultura surda, em um ambiente que proporciona a troca entre diferentes saberes e identidades linguísticas e culturais dos surdos. ✂️ c) os surdos são inseridos dentro da escola de ouvintes com colegas ouvintes, em espaço com a cultura
surda como metodologias e currículos adaptados à
experiência visual e professores surdos e professores
bilíngues. ✂️ d) a identidade cultural da comunidade surda determina
o currículo escolar, de modo a incluir, no planejamento
pedagógico e nas sequências didáticas, o ensino da
Libras e elementos estruturantes da cultura surda para
ouvintes. ✂️ e) a cultura dominante, dos ouvintes, não se sobressai
em relação a da comunidade surda, possibilitando
aprendizagens para alunos surdos e ouvintes em um
ambiente plural, heterogêneo e que promove o ensino
da Libras para toda comunidade escolar.