O professor Ueverton, com o objetivo de que os estudantes de
sua turma de 6º ano generalizassem características dos poliedros
e regularidades que podem ser observadas em relação ao
número de faces, de arestas e de vértices, para estudar a relação
de Euler V + F = A + 2, em que V é o número de vértices, F, o de
faces e A o de arestas, propôs a atividade apresentada a seguir: Um prisma tem 24 arestas. A quantidade de faces
desse prisma é o dobro da quantidade de faces de
uma pirâmide. Analise as sentenças e as classifique
como verdadeira ou falsa:
I. Essa pirâmide é um tetraedro, que pode ser
regular ou não.
II. Essa pirâmide tem a quantidade de arestas igual
à metade da quantidade de arestas desse
prisma.
III. Essa pirâmide tem 12 faces e 13 vértices.
IV. Essa pirâmide tem 5 faces, sendo uma base e
quatro faces laterais. O professor, ao identificar dúvidas que surgiram relativamente às
figuras geométricas e à identificação de suas características,
decidiu elaborar intervenções para que os estudantes reflitam
sobre suas hipóteses e avancem em seus conhecimentos relativos
aos objetos de conhecimento associados à atividade proposta, e
deve promover questionamentos para
✂️ a) determinar as medidas dos ângulos do polígono da base com
a utilização de transferidor. ✂️ b) explorar as características de prismas e de pirâmides para
relacionar as quantidades de faces, vértices e arestas com o
número de lados do polígono da base. ✂️ c) Propor atividades em que sejam utilizadas malhas
quadriculadas e o uso de papel vegetal ou outros materiais
para a construção de figuras, permitindo que os estudantes
explorem de maneira visual e manual as transformações de
polígonos no plano cartesiano, para o desenvolvimento dos
conceitos. ✂️ d) Solicitar que os estudantes memorizem as definições de cada
tipo de transformação — translação, rotação e reflexão —
desvinculadas de compreensão e consolidação de significados
para aplicá-las em atividades práticas. ✂️ e) Utilizar simulações digitais para mostrar as transformações de
polígonos, sem considerar a experimentação concreta dos
estudantes.