O ideário freireano insistia na ideia de que todo ato educativo é um
ato político e que o “educador humanista revolucionário”,
ombreado com os oprimidos, deveria colocar sua ação político-pedagógica a serviço da transformação da sociedade e da “criação
do homem novo”.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro
eletrônico]. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2021.
A respeito da proposta pedagógica de Paulo Freire, assinale a
opção correta.
✂️ a) A educação deveria problematizar as situações vividas pelos
educandos com vistas a despertar uma consciência crítica,
promotora de uma prática de libertação. ✂️ b) O primeiro passo do processo educacional deve ser a
problematização, tornando evidentes os incômodos da
realidade. ✂️ c) É papel do educador auxiliar na promoção da passagem da
consciência crítica na qual se encontram os educandos, para a
consciência ingênua. ✂️ d) O método da pedagogia freireana fundamenta-se na
exposição verbal do professor, a partir do qual os educandos
conquistam sua autonomia crítica. ✂️ e) A conscientização social, fim último da educação, é alcançada
através da transmissão de saberes do educador para o
educando, que os recebe de maneira alegre.