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Para Paulo Freire (1982), a socied...

Responda: Para Paulo Freire (1982), a sociedade dividida em classes, tal como é hoje, restringe os privilégios a poucos e impede que os bens produzidos se...


Q834288 | Pedagogia, Principais Autores, Prefeitura de Jacinto Machado SC Provas Professor de Matemática Professor de Educação Física Professor de Geografia Professor de História Professor de Inglês Professor de Português Professor de Educaç, PS Concursos, 2021

Para Paulo Freire (1982), a sociedade dividida em classes, tal como é hoje, restringe os privilégios a poucos e impede que os bens produzidos sejam utilizados pela maioria; o autor acredita que entre esses bens está a Educação. Freire faz referência a dois tipos de Pedagogia: pedagogia dos dominantes – Educação como prática de dominação – e pedagogia do oprimido – Educação como prática de liberdade (segundo o autor, é a que precisa ser realizada). O fundamento da pedagogia dos dominantes é Educação Bancária, com sua prática narradora, sem diálogo, para a transmissão e avaliação de conhecimentos numa relação vertical – o saber é fornecido de cima para baixo – e autoritária, pois manda aquele que sabe. O método da concepção bancária é a opressão, o antidiálogo.
Marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A Educação Bancária caracteriza-se pela prática domesticadora, na qual o saber do professor é depositado no aluno.
( ) Não há comunicação entre professor e aluno: o educador faz comunicados e depósitos, os quais são recebidos pacientemente pelos educandos, que passam a memorizá-los e repeti-los.
( ) Nessa distorção da visão de Educação não há saber.
( ) A narração é a técnica usada pelo educador para depositar conteúdo nos educandos e conduzi-los à memorização mecânica.
( ) Os conteúdos narrados são retalhos da realidade, desconectados da totalidade em que se formam, sendo petrificados e sem significado. Tornam-se pura verbosidade alienada e alienante.
Assinale a sequência CORRETA:

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Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

Paulo Freire, em sua crítica à Educação Bancária, descreve-a como uma prática em que o saber é depositado pelo educador no educando, sem um diálogo verdadeiro, apenas com a transmissão unilateral de conhecimentos. Isso caracteriza a primeira afirmação como verdadeira, pois a Educação Bancária é, de fato, uma prática domesticadora.

A segunda afirmação também é verdadeira, pois na Educação Bancária, o educador 'faz comunicados e depósitos', e os alunos recebem essas informações passivamente, memorizando e repetindo sem um processo crítico de aprendizagem.

A terceira afirmação é falsa, pois, apesar de a Educação Bancária ser criticada por sua abordagem opressiva e unilateral, não significa que 'não há saber'. O saber existe, mas é transmitido de maneira que não promove o pensamento crítico ou a autonomia do aluno.

A quarta e quinta afirmações são verdadeiras, pois descrevem corretamente as técnicas e os efeitos da narração usada na Educação Bancária, onde o conteúdo é entregue de forma desconectada da realidade dos alunos, promovendo uma aprendizagem mecânica e alienante.

Portanto, a sequência correta de verdadeiro (V) e falso (F) é V, V, F, V, V, o que corresponde à alternativa d).
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