Falar na perspectiva da teoria vygotskyana, é falar na
dimensão social do desenvolvimento humano, sendo
que os conceitos desenvolvidos por Vygotsky são fundamentais para pensarmos as interações e a mediação cultural na escola. Segundo Oliveira (in : La Taille;
Oliveira e Dantas, 2015) sobre a teoria de Vygotsky, é
correto afirmar que
a) a linguagem humana, sistema simbólico fundamental
na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento,
tem duas funções básicas, a de intercâmbio social e
a de pensamento generalizante.
b) tanto o monismo como a abordagem globalizante
buscam analisar a pessoa em partes, assumindo,
por definição, o afetivo e o cognitivo como dimensões isoláveis e independentes.
c) as relações de coação são essenciais para o desenvolvimento intelectual humano e, nas crianças, essas
relações evitam o egocentrismo, que é a dificuldade
de se colocar no lugar do outro.
d) no que tange a moral, da cooperação surgem o respeito mútuo e a heteronomia, pois essa é uma relação assimétrica, na qual existe a relação de reciprocidade entre os envolvidos.
e) os conceitos espontâneos e os conceitos científicos
são desenvolvidos pela criança da mesma maneira,
de forma ascendente, por meio da interação com os
elementos do mundo real.