Para trazer uma situação escolar em que o conhecimento não é
inteligível, vamos lembrar os “macetes” no ensino de matemática,
que podem facilitar uma sequência de raciocínios, porém, se não
forem compreendidos efetivamente, não ajudarão na
aprendizagem nem no sucessivo desenvolvimento do educando.
Servirão, circunstancialmente, para resolver problemas escolares,
mas não oferecerão subsídios para a solução de questões
matemáticas, quando necessárias, ou para dar saltos de
criatividade.
LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do
ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2021, p. 111.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre teoria e práticas
educacionais, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a
falsa.
( ) Os saltos de criatividade devem-se as atividades escolares que
empreguem artifícios pelos quais se obtêm de maneira rápida
os resultados.
( ) Artifícios como “macetes” são facilitadores pela sua natureza
de conhecimento inteligível. ( ) O “macete” soluciona, não apenas operações específicas, mas
possui uma aplicabilidade universal.
As afirmativas são, respectivamente,
✂️ a) V – V – F. ✂️ b) V – F – F. ✂️ c) F – F – F. ✂️ d) F – F – V. ✂️ e) F – V – F.