O segredo para uma distribuição forte na mídia conquistada é uma estratégia de ampliação do conteúdo.
Nem todos os públicos são iguais, e, quando o conteúdo alcança influenciadores-chave no grupo de público
visado, esse conteúdo tem mais chance de viralizar.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante,
2017.
Assim, uma das estratégias das empresas para viralização de conteúdo nas mídias digitais é identificar esses
influenciadores, que são
✂️ a) figuras com alto alcance de público, para quem as
empresas costumam criar conteúdo a ser disparado
em suas mídias digitais, levando a um alcance maior,
mesmo que o público nem sempre seja engajado e se
diferencie do público-alvo da empresa. ✂️ b) figuras nem sempre respeitadas em suas comunidades digitais, mas que, pela sua autenticidade, acabam
sendo vistas por um público maior, o que é o mais
importante, mesmo que a imagem da empresa seja
prejudicada. ✂️ c) figuras respeitadas e consideradas experts em suas
comunidades digitais, com um número considerável
de seguidores e públicos engajados, sendo eles mesmos criadores de conteúdo que adquiriram reputação
por compartilharem conteúdo viral. ✂️ d) figuras respeitadas em suas comunidades digitais,
mas nem sempre com número considerável de seguidores, que costumam sugerir conteúdos para a empresa, que aposta nessas figuras contando com que
elas, no futuro, crescerão nas mídias digitais e alcançarão um público disposto a ser influenciado positivamente. ✂️ e) figuras cujo único objetivo é a fama nas mídias digitais, que produzem o conteúdo que consideram essencial para o engajamento do público e não aceitam
interferência da empresa contratante, mesmo que o
conteúdo não esteja de acordo com os valores da empresa, pois ganham por sua autenticidade nas mídias
digitais, e qualquer interferência abalaria sua credibilidade junto aos fãs.