Pensar e analisar o exercício profissional do assistente social no
âmbito escolar impõe a necessidade de conhecer o lugar do
Serviço Social no âmbito da educação, partindo do pressuposto de
que a profissão é tanto determinada historicamente – e portanto
indissociável das particularidades presentes na sociedade em
termos econômicos, políticos, sociais e culturais – quanto
resultante do protagonismo de seus agentes que constroem a
história da profissão e redirecionam seus rumos.
A questão social em que o serviço social trabalha – nos diversos
espaços sócio-ocupacionais, inclusive na educação, demanda, por
parte da classe trabalhadora, via políticas sociais, melhores
condições de trabalho e de vida e é caracterizada como
✂️ a) um conjunto de dispositivos sociais que visam atenuar os
efeitos resultantes da relação contraditória entre capital e
trabalho. ✂️ b) atividades em conjunto que tem por finalidade minimizar
situações de violência contra a criança e adolescente, nos
espaços educacionais. ✂️ c) um conjunto de equipamentos sociais que objetiva mudança
no comportamento de alunos professores, familiares e demais
componentes da comunidade escolar. ✂️ d) ações desenvolvidas na e com a comunidade escolar, visando
sublimar refrações da questão social que obstaculizam o
desempenho educacional dos educandos. ✂️ e) um conjunto de desigualdades e lutas sociais frutos da
contradição da produção social coletiva e a apropriação dos
bens produzidos de forma privada na sociedade capitalista.