1Q1046397 | Pedagogia, Políticas Educacionais, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em relação à influência das entidades privadas na Educação Especial no Brasil, Pletsch (2014) aponta que ✂️ a) o Estado brasileiro sempre garantiu a oferta pública e gratuita de ensino especializado para todas as pessoas com deficiência intelectual, tornando desnecessária a criação de instituições privadas. ✂️ b) a ausência do Estado na garantia dos direitos educacionais das pessoas com deficiência resultou na criação de instituições privadas que muitas vezes assumiram o papel de ensino público. ✂️ c) as entidades filantrópicas sempre foram independentes do poder público, financiando-se exclusivamente por meio de doações e assistencialismo, sem qualquer subsídio governamental. ✂️ d) as políticas públicas de Educação Especial sempre priorizaram exclusivamente as instituições públicas, restringindo o financiamento de entidades privadas e instituições especializadas. ✂️ e) a criação da APAE e da Sociedade Pestalozzi foi uma resposta direta a políticas públicas bem estruturadas, que garantiam a total inclusão de alunos com deficiência no ensino regular municipal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro