Leia o texto abaixo sobre a importância da assessoria de
comunicação nas organizações.
É grande o risco de exposição negativa quando uma organização
toma decisões sem o olhar da comunicação. Tem graves
consequências atropelar o impacto simbólico, a receptividade por
parte do público e resistências de grupos sociais. Entenda-se: a
chamada “área de comunicação” pode até ser vencida nos
debates internos (o que ocorre algumas vezes), mas jamais
ignorada. Para dar efetiva contribuição técnica e teórica, precisa
participar das esferas do poder existentes dentro das
organizações. Alijada ou sem acesso aos espaços internos de
decisão, a assessoria de comunicação perde sua efetividade. E a
empresa fica privada de uma análise que dimensiona percepções
externas, riscos e oportunidades. (FARIA in DUARTE, 2018)
Diante desse contexto, espera-se que as assessorias de
comunicação
✂️ a) a partir da perspectiva dos dirigentes da organização,
priorizem o envio de releases para veículos de imprensa
tradicionais como exclusiva estratégia de comunicação. ✂️ b) limitem o relacionamento com os veículos de comunicação
ao envio de notas oficiais, e busquem o relacionamento mais
constante e direto com influenciadores na mídia digital. ✂️ c) defendam a versão da organização assessorada, fornecendo o
mínimo de informações verificáveis e dificultando o acesso
dos jornalistas aos dirigentes em situações de crise. ✂️ d) tenham acesso às instâncias de poder e aos níveis decisórios
internos da organização para lidar com as pressões e com os
conflitos que permeiam as relações com a imprensa. ✂️ e) concentrem suas ações em ofertar suporte administrativo
para as áreas de decisão interna atendendo aos jornalistas
apenas em situações de crise organizacional.