O Conselho de Classe é um órgão colegiado, presente na organização da escola, que reúne, periodicamente, os vários
professores das diversas disciplinas, juntamente com os coordenadores pedagógicos, supervisores e orientadores
educacionais, para refletirem conjuntamente e avaliarem o desempenho pedagógico dos alunos das diversas turmas,
séries ou ciclos. Há algumas características básicas que o tornam diferente dos demais órgãos colegiados, conferindo-lhe
especial importância no que tange ao desenvolvimento do projeto pedagógico da escola. São elas: “a forma de participação direta, efetiva e entrelaçada dos profissionais que atuam no processo pedagógico”; e, “a organização interdisciplinar”;
“a centralidade da avaliação escolar como foco de trabalho da instância”.
(Dalben, 2006. Adaptado.)
A centralidade conferida aos objetivos de ensino e aprendizagem nos trabalhos do Conselho de Classe é uma
característica que o coloca em evidência em relação às demais instâncias colegiadas da escola. As reuniões do Conselho
de Classe estruturam-se a partir de objetivos organizados em função das necessidades emergentes e serão tais
objetivos que irão definir o tipo de organização mais adequado às reuniões, especialmente quanto à escolha dos
participantes. Considerando o objetivo: “identificar alunos com dificuldades específicas de aprendizagem”, assinale a
estrutura que deverá compor a reunião do Conselho de Classe, segundo a autora evidenciada.
✂️ a) Um professor, toda a turma de alunos ou grupo de turmas de alunos e diretor. ✂️ b) Todos os professores de uma turma ou grupo de turmas e representante de pais. ✂️ c) Um professor por turma, um representante da equipe técnico-pedagógica e alunos. ✂️ d) Todos os professores de uma turma ou grupo de turmas; equipe técnico-pedagógica e diretor. ✂️ e) Todos os professores de uma turma ou grupo de turmas; equipe técnico-pedagógica; alunos das respectivas turmas ou
grupo de representantes que poderão contar com a participação dos pais.