Segundo Libâneo, “o planejamento tem grande importância por tratar-se de um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”. Sobre o
plano de aula, é possível inferir que:
✂️ a) É um detalhamento do plano de ensino, ou seja, as unidades e subunidades que foram previstas em linhas gerais são
especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. ✂️ b) É a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre; é um documento mais elaborado,
dividido por unidades sequenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdo e desenvolvimento metodológicos. ✂️ c) É um documento global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema
escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente
ditos. ✂️ d) É um documento normativo, elaborado pelo coletivo escolar, tendo por base a sua proposta pedagógica. Compreende
o conjunto dos dispositivos que definem os ordenamentos básicos da estrutura e do funcionamento da escola, consubstanciados na legislação vigente. ✂️ e) É um documento que garante a autonomia para as instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas
práticas educacionais, estabelecendo os objetivos do ambiente educacional, podendo incluir desde a proposta curricular até a gestão administrativa no mesmo.