As Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs, são instrumentos normativos estabelecidos pelo Ministério da Educação – MEC,
no Brasil para orientar a elaboração dos currículos das instituições de ensino em todos os níveis e modalidades de educação,
desde a educação básica até a educação superior. Elas têm implicações significativas na prática pedagógica, pois estabelecem
os princípios e as diretrizes que norteiam a educação no país. A ideia das DCNs considera a questão da autonomia da escola
e da proposta pedagógica, incentivando as instituições a montar seu currículo, recortando, dentro das áreas de conhecimento, os
conteúdos que lhe convêm para a formação daquelas competências que estão explicitadas nas diretrizes curriculares. Dessa
forma, a escola deve trabalhar esse conteúdo nos contextos que lhe parecerem necessários, considerando o tipo de pessoas
que atende, a região em que está inserida e outros aspectos locais relevantes. Uma das implicações mais relevantes é:
✂️ a) Avaliação da aprendizagem : as DCNs também podem influenciar os métodos de avaliação da aprendizagem; elas definem
os critérios e as estratégias de avaliação que devem ser considerados para avaliar o desempenho dos alunos. ✂️ b) Cidadania e valores : as DCNs também incluem diretrizes relacionadas à formação cidadã e aos valores a serem promovidos na
educação; elas podem enfatizar a importância da cidadania ativa, da ética, da responsabilidade social e do respeito aos direitos
humanos. ✂️ c) Inclusão e diversidade : as DCNs abordam a inclusão de estudantes com necessidades especiais e a valorização da diversidade;
elas promovem a criação de currículos que atendem às necessidades de todos os alunos, salvo para os casos cujas necessidades
especiais sejam muito comprometedoras. ✂️ d) Flexibilidade e contextualização : as DCNs possuem uma flexibilidade curricular, permitindo que as instituições de ensino adaptem
seus currículos às necessidades e realidades locais. Isso significa que as escolas podem padronizar currículos e planos de aula, que
ficam sujeitos à aprovação do Conselho Escolar.