Texto associado. Buscando conseguir elementos para análise e melhor compreensão do processo educativo, identificado no comportamento do professor numa situação de ensino aprendizagem, Mizukami (1986), buscou evidenciar as tendências mais específicas e gerais, de forma tal que possibilitasse caracterizar adequadamente o tipo de aula e de abordagem subjacente a cada segmento do cotidiano didático-pedagógico do professor. Como resultado de seu trabalho encontrou cinco abordagens que considera ter influenciado professores, são elas: abordagem tradicional; abordagem comportamentalista; abordagem humanista; abordagem cognitivista; e, abordagem sociocultural. Assim, possibilita uma interpretação da realidade educacional que fundamenta a ação docente.
(Disponível em: Journal of Management of Roraima Revista de Administração de Roraima Vol. 5, n. 1, Jan/jun. 2015. p. 4-14 ISSNe: 2237-80 5)
“_______________ foi o grande defensor da abordagem comportamentalista, que se fundamenta no papel da recompensa ou
reforço; parte da premissa de que toda ação que produza satisfação tenderá ser repetida e aprendida. O conteúdo transmitido
visa objetivos e habilidades que levem à competência. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões. E a
escola é a agência que educa formalmente, onde não é necessário oferecer condições para que o aluno explore o conhecimento,
explore o ambiente, invente e descubra.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
✂️ a) Carl Rogers ✂️ b) Jean Piaget ✂️ c) Paulo Freire ✂️ d) Frederic Skinner