Com o avanço do consumo consciente e o aumento das
exigências legais voltadas à preservação ambiental no Brasil,
empresas de grande porte do setor de moda têm buscado
integrar práticas de sustentabilidade às suas operações.
Nesse contexto, o novo presidente de uma grande companhia do
setor decidiu adotar ações de logística reversa, com o objetivo de
alinhar a empresa às demandas do mercado e reforçar seu
compromisso com a responsabilidade socioambiental.
Nesse cenário, a prática de logística reversa tem como principal
objetivo:
✂️ a) implantar processos de benchmarking aos pedidos e entregas
em tempo real, com foco na redução dos prazos de entrega e
no aumento da satisfação dos clientes; ✂️ b) aplicar uma metodologia de gerenciamento descentralizada
ao sistema de pré-venda para otimizar a utilização dos
recursos da empresa, tendo como ideia central a eliminação
total de perdas no processo de produção; ✂️ c) operar e controlar o fluxo de materiais e as informações
logísticas relacionadas ao retorno de bens de pós-venda e de
pós-consumo ao ciclo de negócios, visando ao
reaproveitamento, à reciclagem ou à destinação ambiental
adequada; ✂️ d) utilizar sistemas de informação para controlar os estoques de
forma automatizada, garantindo o abastecimento contínuo
das lojas e evitando ou mitigando rupturas de estoque
causadas pela customização excessiva, considerada
prejudicial à saúde dos trabalhadores; ✂️ e) estabelecer estratégias de marketing aliado a práticas de
brainstorm para aumentar a demanda por novos produtos,
utilizando análises estatísticas de mercado para identificar
tendências de consumo no setor de moda e desenvolver a
comunidade local.