Leia o fragmento:
“A língua é um sistema, mas o sistema não vive sem os
falantes; o sujeito não é apenas usuário, é também
produtor de sentidos e de história.”
(GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula,
2015).
À luz das concepções de linguagem (estruturalista,
sociolinguística e enunciativa), qual alternativa
corresponde à perspectiva predominante nas diretrizes
curriculares contemporâneas?
✂️ a) A enunciativa, que entende a linguagem como
prática interativa e situada, em que o sujeito
constrói sentidos no interior dos discursos
sociais. ✂️ b) A sociolinguística, que descreve padrões de
variação, mas tende a reforçar a centralidade
da norma-padrão como referência principal. ✂️ c) A estruturalista, que prioriza a descrição formal
das unidades mínimas da língua, entendendo o
sujeito apenas como reprodutor do sistema. ✂️ d) A estruturalista, que explica os processos de
significação prioritariamente pelo
funcionamento interno do sistema,
minimizando a ação dos sujeitos sociais. ✂️ e) A enunciativa, que reduz a comunicação a um
processo linear de transmissão de mensagens,
limitando-se à codificação e decodificação
entre emissor e receptor.