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1Q842941 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Professor de Língua Portuguesa, AV MOREIRA, 2020

Pronominais

Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco

Da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro.

(ANDRADE, O. de. Obras completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972)

Para definir o que é ou não adequado para o uso da língua, a prescrição da linguagem e a gramática tradicional estabelecem normas que definem a estética ideal para a escrita, taxando como “erro” as demais convenções. Diante disso, a escola age como disseminadora do “falso uso da língua”, como evidenciado no poema, unificando a gramática.

Diante do texto poético apresentado, aponte como o professor de Língua Portuguesa pode trabalhar o ensino de gramática em sala de aula.

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Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

O poema apresentado evidencia a tensão entre a gramática tradicional, que prescreve regras rígidas sobre o que é considerado correto ou errado, e o uso real da língua, que é mais flexível e varia conforme o contexto social e cultural.

A gramática tradicional, muitas vezes, atua de forma prescritiva, estabelecendo normas fixas e taxando como erro qualquer desvio dessas regras. Isso pode levar a uma visão limitada da língua, que não considera a diversidade linguística e as variações naturais do uso.

No ensino de Língua Portuguesa, é importante que o professor promova uma abordagem descritiva da gramática, que observe e analise como a língua é efetivamente usada pelos falantes, sem impor uma rigidez normativa que exclua variações legítimas.

Assim, o professor deve incentivar a reflexão crítica sobre a língua, mostrando que a gramática é flexível e que o conhecimento das normas é importante, mas deve ser contextualizado, valorizando as competências linguísticas dos alunos para a cidadania e para a comunicação eficaz.

A alternativa b) é a que melhor representa essa postura pedagógica, ao propor uma gramática flexível e descritiva, que aproxima o estudo da língua da realidade dos falantes e promove resultados mais positivos no processo de ensino-aprendizagem.

A checagem dupla confirma que as alternativas que defendem uma gramática prescritiva e rígida (a, c, d, e) não correspondem à proposta indicada pelo poema e pela reflexão pedagógica sugerida, reforçando que a alternativa b) é a correta.
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