O enquadramento, conceito atribuído ao sociólogo Erving Goffman (1974) e ao antropólogo Gregory Bateson (1955), pode ser definido como "um esquema de interpretação" através do qual os indivíduos conseguem organizar informações ou ocorrências, de modo que elas façam sentido, auxiliando–os no processo de construção e interpretação de uma mensagem. Tomando esse conceito como base para o estabelecimento de uma prática eficaz de relacionamento com a imprensa, é incorreto afirmar que:
✂️ a) o enquadramento dos meios de comunicação considera o tema e o modo como o jornalista ou o veículo o cobre, apresenta ou ignora. Assim, a imprensa pode afetar a maneira como são enquadrados os assuntos por meio das decisões dos jornalistas que cobrem a história e os que podem ser escolhidos como fonte. ✂️ b) nos enquadramentos de eventos e assuntos definidos pelos meios de comunicação, os profissionais de Relações Públicas colocam–se como fonte precisa, confiável e disponível, contribuindo para definir o modo como os assuntos serão apresentados nos meios de comunicação. ✂️ c) quem enquadra a mensagem escolhe o que deve ser enfatizado na mensagem. ✂️ d) o uso do enquadramento para a difusão de mensagens de uma organização tem quatro funções, a saber: 1) definir problemas; 2) diagnosticar suas causas; 3) expressar juízos morais sobre a situação que ocasiona o problema; 4) sugerir e justificar soluções. ✂️ e) governo, grandes corporações, organizações profissionais, sociedade civil organizada, cidadãos ativistas, apesar de possuírem grande influência, como não são da imprensa, não podem intervir na produção da notícia, não tendo como comunicar seus enquadres.