O clipping constitui–se em uma técnica que consolida o esforço de comunicação de uma organização e determinado veículo de comunicação. Sobre o clipping é incorreto afirmar que:
✂️ a) representa uma reinterpretação empreendida pelos veículos de comunicação daquilo que efetivamente constitui o trabalho do assessor de imprensa. ✂️ b) trata–se de uma regra básica da comunicação moderna que busca medir o retorno de ações ou estratégias para que se possa avaliar, com precisão, a totalidade do material publicado ou veiculado, segundo a relação custo–benefício. ✂️ c) não se constitui em material para a realização de auditorias de imagem, pois viabiliza a análise tópica de um esforço de divulgação, remetendo à uma perspectiva localizada e particular da repercussão desse esforço. ✂️ d) como unidade isolada, o clipping não agrega valor ao trabalho de relacionamento com a mídia, na medida em que só gera conhecimento quando comparado, enquanto produto, ao processo global que lhe deu origem. ✂️ e) sinaliza oportunidades de divulgação, auxilia no diagnóstico de estilos e personalidades de veículos e editores, além de permitir às organizações um refinamento no seu trabalho de relacionamento com a mídia.