Questões Pedagogia Processo de Ensino Aprendizagem

Luciana é uma adolescente de 15 anos, com deficiência mental e com um quadro motor a...

Responda: Luciana é uma adolescente de 15 anos, com deficiência mental e com um quadro motor associado, matriculada na 3a série do Ensino Fundamental I, do ensino regular. A aluna, apesar de suas dificuld...


1Q319277 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Luciana é uma adolescente de 15 anos, com deficiência mental e com um quadro motor associado, matriculada na 3a série do Ensino Fundamental I, do ensino regular. A aluna, apesar de suas dificuldades, estava progredindo em suas aprendizagens acadêmicas. Entretanto, como é bem desenvolvida do ponto de vista físico, atualmente tem demonstrado dificuldades no convívio com colegas, muito menores que ela, e vem demonstrando desinteresse pelas atividades acadêmicas e faltando com certa frequência à escola.

A atitude mais adequada da professora é

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💬 Comentários

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Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A questão apresenta uma adolescente com deficiência mental e dificuldades no convívio social, além de desinteresse e faltas escolares. A atitude da professora deve ser pautada no respeito à inclusão e no trabalho colaborativo para garantir o direito à educação da aluna.

A alternativa b) é a mais adequada porque propõe a atuação conjunta da equipe escolar, da família e da própria aluna para discutir a situação e buscar soluções. Isso está alinhado com os princípios da educação inclusiva, que valorizam o diálogo e a construção coletiva de estratégias para atender às necessidades dos estudantes com deficiência.

As outras alternativas apresentam soluções inadequadas: a) e e) sugerem transferências para escolas especiais, o que pode configurar segregação e não respeita o direito à educação inclusiva previsto na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Resolução CNE/CEB nº 2/2001).

A alternativa c) pressupõe um diagnóstico clínico sem avaliação adequada, o que não é recomendável como primeira medida.

A alternativa d) propõe uma transferência automática de série sem considerar as condições de aprendizagem da aluna, o que pode prejudicar seu desenvolvimento acadêmico e emocional.

Portanto, a alternativa b) é a mais adequada, pois promove a escuta, a análise conjunta e o planejamento de ações que respeitam a singularidade da aluna e os princípios da inclusão escolar.
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