Questões Pedagogia Processo de Ensino Aprendizagem
Luciana é uma adolescente de 15 anos, com deficiência mental e com um quadro motor a...
Responda: Luciana é uma adolescente de 15 anos, com deficiência mental e com um quadro motor associado, matriculada na 3a série do Ensino Fundamental I, do ensino regular. A aluna, apesar de suas dificuld...
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Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
A questão apresenta uma adolescente com deficiência mental e dificuldades no convívio social, além de desinteresse e faltas escolares. A atitude da professora deve ser pautada no respeito à inclusão e no trabalho colaborativo para garantir o direito à educação da aluna.
A alternativa b) é a mais adequada porque propõe a atuação conjunta da equipe escolar, da família e da própria aluna para discutir a situação e buscar soluções. Isso está alinhado com os princípios da educação inclusiva, que valorizam o diálogo e a construção coletiva de estratégias para atender às necessidades dos estudantes com deficiência.
As outras alternativas apresentam soluções inadequadas: a) e e) sugerem transferências para escolas especiais, o que pode configurar segregação e não respeita o direito à educação inclusiva previsto na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Resolução CNE/CEB nº 2/2001).
A alternativa c) pressupõe um diagnóstico clínico sem avaliação adequada, o que não é recomendável como primeira medida.
A alternativa d) propõe uma transferência automática de série sem considerar as condições de aprendizagem da aluna, o que pode prejudicar seu desenvolvimento acadêmico e emocional.
Portanto, a alternativa b) é a mais adequada, pois promove a escuta, a análise conjunta e o planejamento de ações que respeitam a singularidade da aluna e os princípios da inclusão escolar.
A questão apresenta uma adolescente com deficiência mental e dificuldades no convívio social, além de desinteresse e faltas escolares. A atitude da professora deve ser pautada no respeito à inclusão e no trabalho colaborativo para garantir o direito à educação da aluna.
A alternativa b) é a mais adequada porque propõe a atuação conjunta da equipe escolar, da família e da própria aluna para discutir a situação e buscar soluções. Isso está alinhado com os princípios da educação inclusiva, que valorizam o diálogo e a construção coletiva de estratégias para atender às necessidades dos estudantes com deficiência.
As outras alternativas apresentam soluções inadequadas: a) e e) sugerem transferências para escolas especiais, o que pode configurar segregação e não respeita o direito à educação inclusiva previsto na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Resolução CNE/CEB nº 2/2001).
A alternativa c) pressupõe um diagnóstico clínico sem avaliação adequada, o que não é recomendável como primeira medida.
A alternativa d) propõe uma transferência automática de série sem considerar as condições de aprendizagem da aluna, o que pode prejudicar seu desenvolvimento acadêmico e emocional.
Portanto, a alternativa b) é a mais adequada, pois promove a escuta, a análise conjunta e o planejamento de ações que respeitam a singularidade da aluna e os princípios da inclusão escolar.
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