Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 58 e 59.
Uma pesquisa realizada numa escola de Ensino Médio revelou grande diversidade de interesses, perspectivas de futuro e projetos pessoais por parte dos alunos.
O grupo de alunos pesquisado manifestou descontentamento com as aulas das quais participava, considerando os conhecimentos "desconexos" e que os professores pareciam "não conversar entre si sobre as matérias".
A percepção desses alunos remete às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 3, de 26/06/98), no que diz respeito à observância da interdisciplinaridade, pois, de acordo com essas Diretrizes:
✂️ a) o princípio pedagógico da interdisciplinaridade deve ser implementado por meio da constituição de novos campos de conhecimento que abranjam as diferentes disciplinas, reagrupando as áreas segundo novas fronteiras. ✂️ b) o conhecimento deve ser perfilado para ser estudado de forma precisa e assimilado com maior rapidez, segundo os princípios do positivismo lógico em sua ênfase na metodologia. ✂️ c) a ordenação disciplinar favorece a compreensão, pois marca as linhas mestras para que possa ser gerado novo conhecimento, sem que haja redução dos conteúdos curriculares de suas áreas originais. ✂️ d) as disciplinas escolares são recortes das áreas de conhecimento que representam e não esgotam a realidade dos fatos, devendo buscar interações que permitam a compreensão mais ampla da realidade. ✂️ e) as necessidades de industrialização e os processos de transformação das sociedades agrárias demandam uma crescente especialização para o enfrentamento de problemas específicos da produção.