"A inclusão escolar significa que todas as crianças e jovens em idade escolar devem freqüentar a mesma escola, que deverá estar organizada para atender às necessidades educativas especiais de todos os seus alunos. Significa garantir que também os alunos com deficiência tenham o acesso à escola, possam aí permanecer e nela serem bem sucedidos, indo esse movimento, portanto, muito além da inclusão física, apenas."
(MENICUCCI, Maria do Carmo - 2006).
A garantia para que os alunos com Necessidades Educacionais Especiais sejam bem sucedidos na escola, está assegurada através das adaptações de grande e pequeno porte. As adaptações de pequeno porte são responsabilidades:
✂️ a) do professor (novas formas de ensinar, de avaliar, de acompanhar o desenvolvimento de seus alunos, de se relacionar com as diferenças, de trabalhar de forma cooperativa); ✂️ b) da escola (espaços acessíveis, professor de apoio professor intérprete, número menor de alunos nas salas inclusivas); ✂️ c) da escola (professor intérprete, professor capaz de se relacionar com as diferenças, não preocupação de número de alunos nas salas inclusivas). ✂️ d) do professor (novas formas de ensinar, de avaliar, professor intérprete). ✂️ e) do aluno (ele deverá providenciar as adaptações).