Você - e todos os professores do Ensino Básico - tem um objetivo prioritário: fazer com que os alunos aprendam a produzir bons textos. Como um professor que acompanha as pesquisas sobre didática, você abandonou de vez as redações sobre as férias, a primavera ou de tema livre. Agora, você trabalha com gêneros e sua aula vai ser sobre fábula. Então, você diz aos alunos que a fábula tem uma narrativa breve, na qual os personagens geralmente são animais tipificados como humanos que se envolvem em uma situação-problema. O enredo se resolve com a solução do problema e uma lição de moral. Depois dessa explicação, você pede para que os alunos produzam cartazes sobre as características da fábula. Sua concepção de ensino de produção de texto mudou mesmo?
✂️ a) Sim. A conversa entre professor e alunos foi uma importante estratégia didática em se tratando da prática de produção de textos: ela permitiu, por exemplo, com que os alunos compreendessem o que é uma fábula. Portanto, eles teriam mais facilidade para redigir ✂️ b) Não, ainda. A escrita é uma prática social e o professor que pretende ensinar a escrever deve ter como referência fundamental os conteúdos envolvidos nas práticas sociais da leitura e da escrita. Isso não se faz verbalmente, como no exemplo acima. É preciso desenvolver os chamados comportamentos leitores e escritores, algo que se conquista por meio da familiarização com os textos em situação de leitura e com a prática da escrita de diferentes gêneros ✂️ c) Sim. Porque o professor criou condições para que os alunos aprendessem a escrever corretamente ✂️ d) Sim. O professor buscou com a atividade fazer com que os alunos identificassem conteúdos trabalhados em aula. Foi adequado solicitar aos alunos que escrevessem sobre o tema abordado