Questões Direito Administrativo

Analise a seguinte situação hipotética: João foi aprovado no concurso pú...

Responda: Analise a seguinte situação hipotética: João foi aprovado no concurso público para o cargo de Assistente Administrativo na Secretaria de Saúde do município de Represa das Almas, deve...


1Q47129 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, ISSBLU SC, FURB

Analise a seguinte situação hipotética:

João foi aprovado no concurso público para o cargo de Assistente Administrativo na Secretaria de Saúde do município de Represa das Almas, devendo cumprir, conforme previsto no Estatuto respectivo, a carga de oito horas diárias, das 08h às 12h e das 14h às 18h. Entretanto, após tomar posse no referido cargo, soube da sua aprovação em outro concurso público no município vizinho de Bacia dos Ausentes, para o cargo de Fiscal de Tributos Municipais, sendo que, nesse caso, sua carga horária seria de seis horas diárias: das 13h às 19h.

Considerando a situação descrita, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A Constituição Federal, em seu artigo 37, inciso XVI, estabelece as hipóteses em que é permitida a acumulação de cargos públicos. São elas: dois cargos de professor; um cargo de professor com outro técnico ou científico; e dois cargos ou empregos privativos de profissionais da saúde, com profissões regulamentadas.

No caso apresentado, João foi aprovado para dois cargos públicos distintos: Assistente Administrativo e Fiscal de Tributos Municipais. Nenhum desses cargos se enquadra nas exceções previstas na Constituição para acumulação.

Além disso, a carga horária dos cargos é incompatível, pois há sobreposição de horários entre 13h e 18h, o que inviabiliza o exercício simultâneo.

Portanto, João não poderá acumular esses dois cargos para os quais foi aprovado, conforme previsto na Constituição Federal.

A alternativa a) está incorreta porque a Constituição não proíbe a acumulação em qualquer hipótese, mas sim em situações específicas.

A alternativa c) está incorreta porque, mesmo havendo compatibilidade de horários, a acumulação só é permitida nas hipóteses legais.

A alternativa d) está incorreta porque a autorização dos superiores não pode contrariar a Constituição.

A alternativa e) está incorreta porque João não pode assumir um terceiro cargo para viabilizar a acumulação dos dois primeiros, além disso, não há previsão constitucional para essa situação.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.