Questões Pedagogia Plano Nacional de Educação PNE

Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. 59 - 62) afirmam que “boa parte dos autores levam ...

Responda: Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. 59 - 62) afirmam que “boa parte dos autores levam a crer que as mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais e educacionais, decorrem sobretudo, da aceler...


1Q57397 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE

Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. 59 - 62) afirmam que “boa parte dos autores levam a crer que as mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais e educacionais, decorrem sobretudo, da aceleração das transformações técnico-científicas”. Considerando o aspecto educacional, faça a relação entre as revoluções científicas e tecnológicas da modernidade, segundo os autores acima citados:

I – Primeira Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XVIII)
II – Segunda Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XIX)
III – Terceira Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XX)

( ) Aumenta a velocidade e descontinuidade do processo tecnológico, da escala de produção, da organização do processo produtivo, da centralização do capital, da organização do processo de trabalho e da qualificação dos trabalhadores.
( ) Faz surgir as escolas industriais e profissionalizantes (escolas técnicas, bem como operário padrão).
( ) Demanda qualificação simples (trabalho simples), o que leva o trabalhador a perder o saber mais global sobre o trabalho.
( ) Intensifica ainda mais a divisão técnica do trabalho ao mesmo tempo que promove a sua padronização e desqualificação.
( ) Transforma a ciência e tecnologia em matérias-primas por excelência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A questão pede para relacionar as revoluções científicas e tecnológicas com seus respectivos impactos na educação e no trabalho. Vamos analisar cada revolução e os itens correspondentes:

I – Primeira Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XVIII): Esta fase é marcada pelo início da industrialização, onde a demanda por uma qualificação simples e a perda do saber mais global sobre o trabalho são características predominantes. Portanto, o item III (Demanda qualificação simples) se encaixa aqui.

II – Segunda Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XIX): Neste período, surgem as escolas industriais e profissionalizantes, e a divisão técnica do trabalho se intensifica, promovendo padronização e desqualificação. Assim, os itens II (Faz surgir as escolas industriais e profissionalizantes) e IV (Intensifica ainda mais a divisão técnica do trabalho) correspondem a esta revolução.

III – Terceira Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XX): Esta fase é caracterizada pela aceleração das transformações técnico-científicas, onde a ciência e tecnologia se tornam matérias-primas essenciais, e a velocidade e descontinuidade dos processos tecnológicos aumentam significativamente. Portanto, os itens I (Aumenta a velocidade e descontinuidade do processo tecnológico) e V (Transforma a ciência e tecnologia em matérias-primas por excelência) se aplicam a esta revolução.

Portanto, a sequência correta é III–II–I–II e III, correspondendo à alternativa d).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.