Questões Pedagogia Plano Nacional de Educação PNE
Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. 59 - 62) afirmam que “boa parte dos autores levam ...
Responda: Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. 59 - 62) afirmam que “boa parte dos autores levam a crer que as mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais e educacionais, decorrem sobretudo, da aceler...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A questão pede para relacionar as revoluções científicas e tecnológicas com seus respectivos impactos na educação e no trabalho. Vamos analisar cada revolução e os itens correspondentes:
I – Primeira Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XVIII): Esta fase é marcada pelo início da industrialização, onde a demanda por uma qualificação simples e a perda do saber mais global sobre o trabalho são características predominantes. Portanto, o item III (Demanda qualificação simples) se encaixa aqui.
II – Segunda Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XIX): Neste período, surgem as escolas industriais e profissionalizantes, e a divisão técnica do trabalho se intensifica, promovendo padronização e desqualificação. Assim, os itens II (Faz surgir as escolas industriais e profissionalizantes) e IV (Intensifica ainda mais a divisão técnica do trabalho) correspondem a esta revolução.
III – Terceira Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XX): Esta fase é caracterizada pela aceleração das transformações técnico-científicas, onde a ciência e tecnologia se tornam matérias-primas essenciais, e a velocidade e descontinuidade dos processos tecnológicos aumentam significativamente. Portanto, os itens I (Aumenta a velocidade e descontinuidade do processo tecnológico) e V (Transforma a ciência e tecnologia em matérias-primas por excelência) se aplicam a esta revolução.
Portanto, a sequência correta é III–II–I–II e III, correspondendo à alternativa d).
A questão pede para relacionar as revoluções científicas e tecnológicas com seus respectivos impactos na educação e no trabalho. Vamos analisar cada revolução e os itens correspondentes:
I – Primeira Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XVIII): Esta fase é marcada pelo início da industrialização, onde a demanda por uma qualificação simples e a perda do saber mais global sobre o trabalho são características predominantes. Portanto, o item III (Demanda qualificação simples) se encaixa aqui.
II – Segunda Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XIX): Neste período, surgem as escolas industriais e profissionalizantes, e a divisão técnica do trabalho se intensifica, promovendo padronização e desqualificação. Assim, os itens II (Faz surgir as escolas industriais e profissionalizantes) e IV (Intensifica ainda mais a divisão técnica do trabalho) correspondem a esta revolução.
III – Terceira Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XX): Esta fase é caracterizada pela aceleração das transformações técnico-científicas, onde a ciência e tecnologia se tornam matérias-primas essenciais, e a velocidade e descontinuidade dos processos tecnológicos aumentam significativamente. Portanto, os itens I (Aumenta a velocidade e descontinuidade do processo tecnológico) e V (Transforma a ciência e tecnologia em matérias-primas por excelência) se aplicam a esta revolução.
Portanto, a sequência correta é III–II–I–II e III, correspondendo à alternativa d).
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários