Os professores de uma escola municipal buscaram informações e estudaram obras sobre Pedagogia de Projetos, com o objetivo de introduzir mudanças no Projeto Político Pedagógico da escola. Pretendiam alterar suas práticas de forma a tornar o ensino significativo e fornecer subsídios para o desenvolvimento cognitivo e também social do educando. Após estudarem o texto de Moura (2010), compreenderam, corretamente, que a Pedagogia de Projetos
✂️ a) aponta para uma mudança na forma de abordagem dos conteúdos escolares, na sala de aula, mas não exige alteração profunda na forma de organizar o conhecimento ou uma redefinição dos conteúdos escolares, dos tempos, espaços e processos educativos. ✂️ b) é importante para transformar as práticas escolares, porém não depende da equipe escolar, porque as alterações necessárias para sua implantação na escola dependem de legislações específicas e de investimentos que ofereçam condições para sua realização. ✂️ c) proporciona o ensino interdisciplinar ao promover elos entre as diferentes áreas de conhecimento, e desenvolve no aluno a capacidade de buscar e interpretar informações e as atitudes favoráveis a uma vida cooperativa. ✂️ d) é um método que determina trabalhar com objetivos e conteúdos pré-determinados, e que apresenta uma sequência regular, prevista e segura dos conteúdos, definindo o cotidiano pedagógico a partir da aplicação de uma série de regras. ✂️ e) permite romper com as fronteiras disciplinares e favorece o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas de conhecimento, numa situação contextualizada da aprendizagem, em uma metodologia definida por especialistas como ensino transversal.