Os professores das turmas dos primeiros anos do ensino fundamental de uma escola pública elaboraram o planejamento anual, fundamentados na leitura do documento do Ministério da Educação (2007), Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de criança de seis anos de idade. Dessa forma, consideraram que na área das Linguagens deve-se enfatizar também a socialização e a memória das práticas esportivas e de outras práticas corporais, entendendo que
a) a educação física é a principal forma de disciplinar as crianças nos anos iniciais, porque faz com que elas se movimentem, se expressem, eliminando as causas de indisciplina.
b) as atividades físicas na escola propiciam melhor interação e integração entre os professores e os alunos e entre os próprios alunos, facilitando o trabalho pedagógico na sala de aula.
c) as aulas de educação física despertam o interesse e uma maior participação dos alunos, principalmente se forem ministradas na quadra e com atividades de livre escolha das crianças.
d) o currículo oficial dos anos iniciais do ensino fundamental inclui a disciplina de educação física como opcional, portanto, é interessante realizar um trabalho contemplando essa prática.
e) o pleno desenvolvimento humano envolve todas as áreas do conhecimento inclusive a ludicidade, a espontaneidade, a autonomia, as culturas e a organização das crianças.