Questões Matemática

No ano de 2017, 22 alunos da EPCAR foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemátic...

Responda: No ano de 2017, 22 alunos da EPCAR foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Desses alunos, 14 ganharam medalhas, sendo 3 alunos do 3° esqua...


1Q60614 | Matemática, Aspirante da Aeronáutica, AFA, FAB, 2018

No ano de 2017, 22 alunos da EPCAR foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Desses alunos, 14 ganharam medalhas, sendo 3 alunos do 3° esquadrão, 9 do 2° esquadrão e 2 do 1° esquadrão. Os demais receberam menção honrosa, sendo 2 alunos do 3° esquadrão, 4 do 2° esquadrão e 2 do 1° esquadrão.

Para homenagear os alunos premiados, fez-se uma fotografia para ser publicada pela Nascentv em uma rede social.

Admitindo-se que, na fotografia, os alunos que receberam menção honrosa ficaram agachados, sempre numa única ordem, sem alteração de posição entre eles, à frente de uma fila na qual se posicionaram os alunos medalhistas, de modo que, nesta fila:
• as duas extremidades foram ocupadas somente por alunos do 2° esquadrão que receberam medalha;
• os alunos do 1° esquadrão, que receberam medalha, ficaram um ao lado do outro; e
• os alunos do 3° esquadrão, que receberam medalha, ficaram, também, um ao lado do outro.

Marque a alternativa que contém o número de fotografias distintas possíveis que poderiam ter sido feitas. 
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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Para resolver essa questão, vamos seguir as condições dadas para posicionar os alunos na fotografia:

1. As duas extremidades foram ocupadas somente por alunos do 2° esquadrão que receberam medalha.
2. Os alunos do 1° esquadrão, que receberam medalha, ficaram um ao lado do outro.
3. Os alunos do 3° esquadrão, que receberam medalha, ficaram um ao lado do outro.

Vamos organizar as informações:

- 3 alunos do 3° esquadrão ganharam medalha.
- 9 alunos do 2° esquadrão ganharam medalha.
- 2 alunos do 1° esquadrão ganharam medalha.
- Os demais alunos (menção honrosa) são 2 do 3° esquadrão, 4 do 2° esquadrão e 2 do 1° esquadrão.

Vamos começar posicionando os alunos do 2° esquadrão que ganharam medalha nas extremidades. Temos 9 alunos do 2° esquadrão que ganharam medalha, então temos 2 opções para a primeira extremidade e 1 opção para a última extremidade.

Agora, vamos posicionar os alunos do 1° esquadrão que ganharam medalha. Como eles devem ficar um ao lado do outro, temos apenas 1 maneira de posicioná-los.

Em seguida, vamos posicionar os alunos do 3° esquadrão que ganharam medalha. Eles também devem ficar um ao lado do outro, então temos 1 maneira de posicioná-los.

Restam agora os alunos que receberam menção honrosa, que são 2 do 3° esquadrão, 4 do 2° esquadrão e 2 do 1° esquadrão. Como eles devem ficar agachados, sem alteração de posição entre eles, temos que considerar a permutação desses alunos.

Portanto, o número total de fotografias distintas possíveis que poderiam ter sido feitas é dado por:

2 (extremidades) * 1 (alunos do 1° esquadrão) * 1 (alunos do 3° esquadrão) * 8! (permutação dos alunos que receberam menção honrosa)

Assim, o número total de fotografias distintas possíveis é 2 * 1 * 1 * 8! = 2 * 8! = 2 * 8 * 7 * 6 * 5 * 4 * 3 * 2 * 1 = 2 * 40320 = 80640.

Portanto, o número de fotografias distintas possíveis que poderiam ter sido feitas é 80640.

Gabarito: d)
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