Questões Direito Penal Conduta no Direito Penal

A respeito da teoria jurídica do delito, em especial da tipicidade, atribua V (verdadei...

Responda: A respeito da teoria jurídica do delito, em especial da tipicidade, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) Pela adequação típica mediata ou indireta, haverá...


Q61515 | Direito Penal, Conduta no Direito Penal

A respeito da teoria jurídica do delito, em especial da tipicidade, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Pela adequação típica mediata ou indireta, haverá subsunção da conduta ao tipo penal por meio de uma outra norma, de caráter extensivo.
( ) A tipicidade, como elemento integrador do conceito de delito, expressa a contrariedade do fato com todo o ordenamento jurídico.
( ) De acordo com a teoria indiciária da tipicidade, também chamada de ratio cognoscendi, a tipicidade possui uma finalidade unicamente descritiva, nada indicando a respeito da ilicitude.
( ) Pelo caráter excepcional do delito culposo, salvo os casos expressos em lei, ninguém pode ser punido por fato previsto como crime, senão quando o pratica dolosamente.
( ) No chamado dolo eventual, o agente prevê o resultado danoso como possível, mas não o deseja diretamente e ainda tem a convicção de que não ocorrerá.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Comentário:

- A primeira afirmativa está incorreta. A adequação típica mediata ou indireta ocorre quando a conduta não se enquadra diretamente no tipo penal, mas sim por meio de uma outra norma, de caráter restritivo, e não extensivo. Portanto, a afirmativa é falsa.

- A segunda afirmativa está correta. A tipicidade, como elemento integrador do conceito de delito, expressa a contrariedade do fato com todo o ordenamento jurídico, ou seja, a conduta deve estar prevista como crime na lei. Portanto, a afirmativa é verdadeira.

- A terceira afirmativa está incorreta. A teoria indiciária da tipicidade, também chamada de ratio cognoscendi, não possui uma finalidade unicamente descritiva, mas sim indicativa da ilicitude da conduta. Portanto, a afirmativa é falsa.

- A quarta afirmativa está incorreta. No delito culposo, o agente pode ser punido mesmo que não tenha agido com dolo, ou seja, com a intenção de cometer o crime. Portanto, a afirmativa é falsa.

- A quinta afirmativa está correta. No dolo eventual, o agente prevê o resultado danoso como possível, mas não o deseja diretamente e ainda tem a convicção de que não ocorrerá. Portanto, a afirmativa é verdadeira.

Assim, a sequência correta é: V, F, F, V, F, correspondente à alternativa c).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.