Questões Direito Penal Lei de Tóxicos

João Pedro foi abordado por policiais militares que faziam ronda próximo a uma Universi...

Responda: João Pedro foi abordado por policiais militares que faziam ronda próximo a uma Universidade particular. Ao perceberem a atitude suspeita de João, os policiais resolveram proceder a revista pessoal ...


1Q63498 | Direito Penal, Lei de Tóxicos

João Pedro foi abordado por policiais militares que faziam ronda próximo a uma Universidade particular. Ao perceberem a atitude suspeita de João, os policiais resolveram proceder a revista pessoal e identificaram que João portava um cigarro de maconha para consumo pessoal. Nessa situação hipotética, a expressão “não se imporá prisão em flagrante”, descrita no art. 48 da lei 11.343/06, significa que é vedado a autoridade policial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

De acordo com o art. 48 da Lei 11.343/06, que trata sobre o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, a expressão "não se imporá prisão em flagrante" significa que é vedado à autoridade policial efetuar a lavratura do auto de prisão em flagrante. Isso quer dizer que, no caso de posse de drogas para consumo pessoal, não cabe a prisão em flagrante, devendo a autoridade policial adotar outras medidas previstas em lei, como a lavratura de termo circunstanciado ou a realização de outras diligências, de acordo com as circunstâncias do caso.

Portanto, no caso de João Pedro, os policiais não poderiam efetuar a prisão em flagrante por ele portar um cigarro de maconha para consumo pessoal, devendo adotar os procedimentos adequados previstos na legislação.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.