Considere, por hipótese, que em um Tribunal foram detectados os seguintes problemas praticados por funcionários no exercício de suas funções:
- uma nota fiscal foi contabilizada no sistema e, posteriormente, o mesmo emitiu uma nota de empenho para receber o valor correspondente no setor financeiro.
- um processo licitatório e de compras fictícias foi inserido pelo funcionário nos respectivos sistemas de compras e de almoxarifado.
- um documento falso foi inserido no sistema e, posteriormente, o mesmo o liberou para pagamento, em benefício próprio.
- uma nota fiscal foi inserida no sistema e o mesmo funcionário atestou a validade da nota fiscal comprobatória da despesa por ele realizada.
Os problemas detectados
✂️ a) mostram a existência de conluios entre dois ou mais funcionários, indicando a necessidade de terceirização dos serviços de controle de TI para haver maior isenção e segurança. ✂️ b) são relativos à responsabilidade e papéis da equipe de TI, pois os registros contábeis são de responsabilidade do gestor de compliance, que está violando as regras de contabilidade do Tribunal. ✂️ c) são relativos à responsabilidade e papéis da equipe de TI, pois o controle de acessos é de responsabilidade do gestor de riscos, que está violando as regras de segurança de acesso, colocando o Tribunal em risco. ✂️ d) indicam a necessidade de segregar funções quando se apresentarem antagônicas ou forem exercidas cumulativamente, sendo capazes de interferir na produção das informações ou dos serviços, concretizando fraudes. ✂️ e) indicam falha na implantação do Rule-Based Access Control - RBAC que exige a aplicação do Binding Access Control - BAC, que não está presente no Tribunal, possibilitando cumplicidade e fraude.