Em determinado momento, uma empresa automobilística sentiu a necessidade de coordenar a produção com as diferentes solicitações de demanda por veículos — modelos e cores, entre outros.
Para se adequar a esse cenário, migrou de uma abordagem tradicional, dos sistemas de produção empurrada, para uma abordagem de sistemas de produção puxada, que tem como caraterística principal a(o)
✂️ a) escolha dos fornecedores realizada com base no preço e não em sua responsividade. ✂️ b) efetivação do processo de contagens físicas realizada no final do exercício, abrangendo todos os itens de estoque de uma só vez. ✂️ c) busca da melhoria dos processos de planejamento de vendas e produção, baseando-se no balanceamento entre demandas (mercado) e disponibilidade de produto (produção e suprimento). ✂️ d) liberação de qualquer movimento de produção somente à medida que a necessidade é sinalizada pelo usuário da peça ou do componente em fabricação e não autorização para os centros de trabalho produzirem os lotes apenas para manterem operários e equipamentos ocupados. ✂️ e) horizonte de planejamento, normalmente de um ano, dividido em semanas, e consideração das informações sobre o produto final, ou seja, quais os componentes e quando serão agregados ou transformados no produto final planejado.