Questões Não definido

“Cabe ao arte-educador, como membro integrante da comunidade escolar, desenvolver e man...

Responda: “Cabe ao arte-educador, como membro integrante da comunidade escolar, desenvolver e manter seu olhar inclusivo atento contra as exclusões. Isto porque a escola é, se não o principal palco onde situ...


1Q657140 | Não definido, Professor Artes, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“Cabe ao arte-educador, como membro integrante da comunidade escolar, desenvolver e manter seu olhar inclusivo atento contra as exclusões. Isto porque a escola é, se não o principal palco onde situações de exclusão acontecem, certamente, uma arena fundamental. E, se ali acontecem exclusões, é porque podem acontecer também as contrapartidas: práticas inclusivas. Dado que a arte é o que nos abre para diferentes possibilidades, que caminhos melhores que o da arte-educação para promover culturas, profissionais e avaliações inclusivos? (SANTOS, Mônica Pereira dos. Educação artística e inclusão: possíveis interseções. In: Educação, arte, inclusão. Caderno de textos 3. FUNARTE: Programa Arte sem Barreiras, 2002).
Na relação entre ensino de arte e educação especial, quanto ao preparo profissional, algumas características gerais parecem essenciais, dentre outras:
I. descrição, recriação, classificação, construção e interpretação. II. criatividade, competência, experiência, investigação e crítica. III. sistema, código, signo, significado e repertório. IV. fruição, autoria, expressão, parceria e parâmetro.
Pode-se dizer que está correto o que se afirma apenas no(s) item(itens):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A questão trata das características essenciais para o preparo profissional na relação entre ensino de arte e educação especial, destacando aspectos que favorecem a inclusão.

O item II apresenta características como criatividade, competência, experiência, investigação e crítica, que são fundamentais para o trabalho do arte-educador, especialmente em contextos inclusivos. Essas qualidades permitem ao profissional adaptar práticas pedagógicas, compreender as necessidades dos alunos e promover um ambiente de aprendizagem diversificado e acolhedor.

Os outros itens, embora contenham termos relacionados à arte e educação, não refletem diretamente as competências essenciais para o preparo profissional na educação especial. Por exemplo, o item I fala de descrição, recriação, classificação, construção e interpretação, que são mais ligados a processos técnicos ou cognitivos, mas não necessariamente ao preparo inclusivo. O item III menciona sistema, código, signo, significado e repertório, que são conceitos teóricos importantes, porém não caracterizam diretamente as habilidades profissionais essenciais. O item IV traz fruição, autoria, expressão, parceria e parâmetro, que são aspectos importantes da experiência artística, mas não definem o preparo profissional para a inclusão.

Portanto, a alternativa correta é a letra b, que corresponde ao item II, alinhado com as competências necessárias para o arte-educador atuar de forma inclusiva e efetiva na escola.

Checagem dupla confirma que o gabarito oficial e a resposta mais marcada pelos candidatos também indicam a alternativa b como correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.