“Cabe ao arte-educador, como membro integrante da comunidade escolar, desenvolver e man...
Responda: “Cabe ao arte-educador, como membro integrante da comunidade escolar, desenvolver e manter seu olhar inclusivo atento contra as exclusões. Isto porque a escola é, se não o principal palco onde situ...
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Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
A questão trata das características essenciais para o preparo profissional na relação entre ensino de arte e educação especial, destacando aspectos que favorecem a inclusão.
O item II apresenta características como criatividade, competência, experiência, investigação e crítica, que são fundamentais para o trabalho do arte-educador, especialmente em contextos inclusivos. Essas qualidades permitem ao profissional adaptar práticas pedagógicas, compreender as necessidades dos alunos e promover um ambiente de aprendizagem diversificado e acolhedor.
Os outros itens, embora contenham termos relacionados à arte e educação, não refletem diretamente as competências essenciais para o preparo profissional na educação especial. Por exemplo, o item I fala de descrição, recriação, classificação, construção e interpretação, que são mais ligados a processos técnicos ou cognitivos, mas não necessariamente ao preparo inclusivo. O item III menciona sistema, código, signo, significado e repertório, que são conceitos teóricos importantes, porém não caracterizam diretamente as habilidades profissionais essenciais. O item IV traz fruição, autoria, expressão, parceria e parâmetro, que são aspectos importantes da experiência artística, mas não definem o preparo profissional para a inclusão.
Portanto, a alternativa correta é a letra b, que corresponde ao item II, alinhado com as competências necessárias para o arte-educador atuar de forma inclusiva e efetiva na escola.
Checagem dupla confirma que o gabarito oficial e a resposta mais marcada pelos candidatos também indicam a alternativa b como correta.
A questão trata das características essenciais para o preparo profissional na relação entre ensino de arte e educação especial, destacando aspectos que favorecem a inclusão.
O item II apresenta características como criatividade, competência, experiência, investigação e crítica, que são fundamentais para o trabalho do arte-educador, especialmente em contextos inclusivos. Essas qualidades permitem ao profissional adaptar práticas pedagógicas, compreender as necessidades dos alunos e promover um ambiente de aprendizagem diversificado e acolhedor.
Os outros itens, embora contenham termos relacionados à arte e educação, não refletem diretamente as competências essenciais para o preparo profissional na educação especial. Por exemplo, o item I fala de descrição, recriação, classificação, construção e interpretação, que são mais ligados a processos técnicos ou cognitivos, mas não necessariamente ao preparo inclusivo. O item III menciona sistema, código, signo, significado e repertório, que são conceitos teóricos importantes, porém não caracterizam diretamente as habilidades profissionais essenciais. O item IV traz fruição, autoria, expressão, parceria e parâmetro, que são aspectos importantes da experiência artística, mas não definem o preparo profissional para a inclusão.
Portanto, a alternativa correta é a letra b, que corresponde ao item II, alinhado com as competências necessárias para o arte-educador atuar de forma inclusiva e efetiva na escola.
Checagem dupla confirma que o gabarito oficial e a resposta mais marcada pelos candidatos também indicam a alternativa b como correta.
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