[...] De acordo com o relatório Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, lançado recentemente pelo IBGE, pela primeira vez na história, os estudantes pretos e pardos passaram a compor a maioria nas universidades públicas brasileiras (50.3%), em 2018. “Ainda que esse grupo continue sub representado, uma vez que os negros constituem 55,8% da população, não há como ignorar o êxito das ações afirmativas, que democratizaram o acesso ao ensino superior” [...]
CARTA CAPITAL. 27 nov. 2019. p. 33.
Conforme o trecho da matéria, considerando o crescimento da quantidade de pretos e pardos matriculados em cursos superiores no Brasil, é correto afirmar:
✂️ a) Ao chegarem ao Ensino Superior, pretos e pardos asseguraram para si, de imediato, mais da metade das vagas oferecidas, tornando a universidade plural. ✂️ b) Está ocorrendo na sociedade brasileira maior sensibilização para a história de pretos e pardos, e, por isso, movimentos espontâneos de inclusão. ✂️ c) Estando pretos e pardos historicamente em posições sociais menos valorizadas no país, as políticas de ação afirmativa explicam os dados do trecho. ✂️ d) Sendo a população de pretos e pardos a maioria da sociedade brasileira, esses dados representam de que forma as vagas são distribuídas equanimemente.