Suponha que um Auditor Fiscal tenha participado da elaboração do mapa estratégico da SEFAZ-BA, de acordo com o BSC. Como resultados do trabalho foram listados os indicadores a seguir:
I. Índice de investimentos - Índice de liquidez do tesouro - Índice de evolução da base tributária - Índice de endividamento.
II . Percentual de ocorrência de riscos não mitigados - Índice de cumprimento dos requisitos de qualidade.
Os indicadores agrupados em
✂️ a) II correspondem à perspectiva dos Processos Internos, podendo se referir a objetivos como: elevar a eficácia na gestão de riscos, fornecer soluções de alta qualidade que atendam às necessidades dos cidadãos-usuários, e desenvolver serviços e produtos inovadores com alto valor agregado. ✂️ b) I e em II se referem à perspectiva dos Processos Internos, podendo utilizar objetivos como: disponibilizar capital informacional para suportar a estratégia organizacional, assegurar o suporte necessário para aperfeiçoamento e continuidade dos serviços públicos, e obter e empregar capital intelectual de alto nível. ✂️ c) I e em II envolvem três das quatro perspectivas do BSC, não contemplando a perspectiva Financeira, uma vez que se trata de uma organização pública e sem fins lucrativos. ✂️ d) I correspondem à perspectiva do Aprendizado e Crescimento, podendo utilizar objetivos como: promover a sustentabilidade econômico-financeira do gasto público, e fornecer soluções de alta qualidade que atendam às necessidades dos cidadãos-usuários. ✂️ e) I correspondem à perspectiva dos Clientes e em II correspondem à perspectiva do Aprendizado e Crescimento, cujos objetivos utilizados nessas dimensões incluem, respectivamente: estimular o cumprimento voluntário da obrigação tributária, e aumentar a satisfação dos cidadãos-usuários pela entrega de valor público.