A formação profissional dos assistentes sociais brasileiros, desde meados da década de 1990, é orientada por um projeto pedagógico com um conjunto de valores e diretrizes, que lhe dão a direção estratégica voltada a um perfil de profissional crítico. Este projeto define as dimensões investigativa e interventiva como princípio formativo e condição central da formação profissional e da relação teoria e realidade. A dimensão investigativa na prática profissional:
✂️ a) volta-se para desvendar as dimensões constitutivas da chamada questão social, do padrão de intervenção social do Estado, do significado e funcionalidade das ações instrumentais a este padrão, para identificar e construir estratégias que orientem a ação profissional.
✂️ b) deve privilegiar o empirismo na busca de conhecer o real em suas contradições, totalidade e entendendo as mediações que permitem desvelar a aparência atingindo a essência imutável do ser social.
✂️ c) é essencial para a formulação, coordenação, execução e avaliação de políticas sociais, mas tem importância secundária para o atendimento das demandas imediatas, cotidianas que predominam no exercício profissional.
✂️ d) deve-se pautar pelo rigor da pesquisa científica, com métodos e técnicas apropriadas, identificando-se a sistematização de dados no exercício profissional como sendo uma elaboração teórica.
✂️ e) mostra-se incoerente com grande parte das competências profissionais, dificultando compreender o significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, assim como identificar as demandas presentes na sociedade.