Questões Finanças Públicas Orçamento Público na Constituição Federal
A Constituição Brasileira de 1988 introduziu uma série de mudanças no planejamento do o...
Responda: A Constituição Brasileira de 1988 introduziu uma série de mudanças no planejamento do orçamento público no Brasil. Uma dessas mudanças se deve ao(à):
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Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A Constituição Federal de 1988 promoveu uma importante mudança no processo orçamentário ao ampliar o papel do Poder Legislativo na fixação de metas e prioridades para a administração pública. Isso significa que o Legislativo passou a participar ativamente da formulação das políticas públicas, especialmente no que diz respeito à arrecadação e à alocação dos recursos públicos.
Essa participação é fundamental para garantir maior controle social e transparência na gestão dos recursos públicos, além de assegurar que as políticas públicas reflitam as necessidades da população.
As demais alternativas apresentam incorreções. Por exemplo, a alternativa b) está incorreta porque a Lei Orçamentária Anual (LOA) não é desdobrada em orçamentos de curto, médio e longo prazos; o planejamento plurianual é que trata de médio e longo prazo, enquanto a LOA é anual.
A alternativa c) está errada porque a Constituição prevê o Plano Plurianual (PPA) para planejamento de médio prazo, e não a separação do orçamento plurianual em anuais para evitar decisões de longo prazo.
A alternativa d) está incorreta ao afirmar que a correspondência entre o PPA e a LOA é responsabilidade exclusiva dos governos estaduais, quando na verdade é uma regra geral para todos os entes federativos, incluindo a União.
Por fim, a alternativa e) está errada porque a alocação de recursos para os municípios não é determinada pelo Poder Judiciário, mas sim pelo Poder Legislativo, por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da LOA.
Portanto, a alternativa a) é a correta, pois reflete a mudança constitucional que ampliou o papel do Legislativo no planejamento orçamentário brasileiro.
Essa participação é fundamental para garantir maior controle social e transparência na gestão dos recursos públicos, além de assegurar que as políticas públicas reflitam as necessidades da população.
As demais alternativas apresentam incorreções. Por exemplo, a alternativa b) está incorreta porque a Lei Orçamentária Anual (LOA) não é desdobrada em orçamentos de curto, médio e longo prazos; o planejamento plurianual é que trata de médio e longo prazo, enquanto a LOA é anual.
A alternativa c) está errada porque a Constituição prevê o Plano Plurianual (PPA) para planejamento de médio prazo, e não a separação do orçamento plurianual em anuais para evitar decisões de longo prazo.
A alternativa d) está incorreta ao afirmar que a correspondência entre o PPA e a LOA é responsabilidade exclusiva dos governos estaduais, quando na verdade é uma regra geral para todos os entes federativos, incluindo a União.
Por fim, a alternativa e) está errada porque a alocação de recursos para os municípios não é determinada pelo Poder Judiciário, mas sim pelo Poder Legislativo, por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da LOA.
Portanto, a alternativa a) é a correta, pois reflete a mudança constitucional que ampliou o papel do Legislativo no planejamento orçamentário brasileiro.

Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A Constituição Federal de 1988 trouxe importantes inovações para o planejamento e execução do orçamento público no Brasil, destacando-se o papel do Poder Legislativo nesse processo. Antes da CF/88, o orçamento era elaborado quase que exclusivamente pelo Executivo, com pouca participação do Legislativo.
Com a Constituição de 1988, o Legislativo passou a ter um papel ativo na fixação de metas e prioridades para a administração pública, além de participar da formulação das políticas públicas relacionadas à arrecadação e à alocação dos recursos públicos. Isso está previsto nos artigos 165 a 169 da Constituição, que tratam do planejamento e orçamento público.
As demais alternativas apresentam incorreções. Por exemplo, a alternativa b) menciona a divisão da Lei Orçamentária Anual em três orçamentos distintos, o que não ocorre; o orçamento é dividido em três peças principais: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), mas não em orçamentos de curto, médio e longo prazos.
A alternativa c) está incorreta porque o Plano Plurianual é justamente um planejamento para um período de quatro anos, e não há separação do orçamento plurianual em orçamentos anuais, mas sim a elaboração de orçamentos anuais que devem estar alinhados ao PPA.
A alternativa d) erra ao afirmar que a correspondência entre o PPA e a LOA é responsabilidade exclusiva dos governos estaduais, quando na verdade é uma regra geral para todos os entes federativos.
Por fim, a alternativa e) está incorreta porque a alocação de recursos para os municípios não é determinada pelo Poder Judiciário, mas sim pelo Poder Legislativo, por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual.
Portanto, a alternativa correta é a letra a).
Com a Constituição de 1988, o Legislativo passou a ter um papel ativo na fixação de metas e prioridades para a administração pública, além de participar da formulação das políticas públicas relacionadas à arrecadação e à alocação dos recursos públicos. Isso está previsto nos artigos 165 a 169 da Constituição, que tratam do planejamento e orçamento público.
As demais alternativas apresentam incorreções. Por exemplo, a alternativa b) menciona a divisão da Lei Orçamentária Anual em três orçamentos distintos, o que não ocorre; o orçamento é dividido em três peças principais: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), mas não em orçamentos de curto, médio e longo prazos.
A alternativa c) está incorreta porque o Plano Plurianual é justamente um planejamento para um período de quatro anos, e não há separação do orçamento plurianual em orçamentos anuais, mas sim a elaboração de orçamentos anuais que devem estar alinhados ao PPA.
A alternativa d) erra ao afirmar que a correspondência entre o PPA e a LOA é responsabilidade exclusiva dos governos estaduais, quando na verdade é uma regra geral para todos os entes federativos.
Por fim, a alternativa e) está incorreta porque a alocação de recursos para os municípios não é determinada pelo Poder Judiciário, mas sim pelo Poder Legislativo, por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual.
Portanto, a alternativa correta é a letra a).
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